devoluções de hortifrutis

5 princípios para evitar devoluções de hortifruti

As devoluções de hortifruti são um grave problema no segmento, não só pela questão financeira, mas também pelo desperdício gerado. Ou seja, devolução é um problema ambiental também. Neste contexto, a relação entre o produtor e o comprador pode também sofrer com as devoluções, já que significam perda total ou parcial para o produtor e muitas vezes não ter produto para atender o cliente no caso do comprador.

Seguem 5 princípios para ajudar a minimizar as devoluções de hortifruti:

    1. Entender o que o cliente quer no sentido de conhecer as especificações nas quais o cliente precisa receber o produto como maturação, calibre, defeitos, embalagem, condições de entrega, entre outras
    2. Caso haja alguma divergência entre o que o cliente quer e o que vai ser entregue, comunicar com o cliente e realizar acordos prévios
    3. Mandar a carga acompanhada de uma avaliação de qualidade interna demonstrando como o produto está no carregamento, inclusive com documentação fotográfica.
    4. Conhecer o cliente do cliente. Aqui vale uma história: Uma vez estava em um distribuidor que vendia morango. O seu cliente tinha uma loja de varejo que consumia cerca de 200 caixas por semana. O vendedor tinha a missão de vender o estoque que estava ficando ruim por um preço baixo e insistiu que o cliente levasse 600 caixas e fizesse uma promoção na loja. O resultado foi que 350 caixas foram devolvidas de morango já apodrecido. O grande erro é não levar em conta como é o negócio do cliente, ele não teria capacidade de vender as 600 caixas de uma hora para outra. Por isso o princípio é conhecer o negócio do cliente para fazer bons negócios.
    5. Acompanhar os pedidos do cliente e entender as flutuações para oferecer produtos no momento oportuno e entender que algo de errado na venda do cliente pode estar relacionado com a qualidade do seu produto.

É importante entender que o processo de venda não termina quando o produto sai pela porteira da propriedade.

× Como posso te ajudar?