Quando se é um pequeno produtor rural as dificuldades são mais evidentes. Vender a produção é um grande desafio, precificar, encontrar bons compradores, aparecer. As cooperativas agrícolas entram com um motor que soluciona os primeiros impulsos e nós vamos delas durante todo o texto, são cerca de 5 minutos de leitura.
Uma cooperativa é tipo uma ONG, um grupo de pessoas geralmente produtos que montam uma estrutura profissional e rateiam os custos entre os pares que lançam mão dos mesmos serviços.
Uma empresa onde cada qual é sócio e também recebe parte dos lucros.
Com uma estrutura profissionalizada, ganham mais poder de negociação tanto com compradores, como também com fornecedores e prestadores de serviços, afinal, comprar no atacado sempre foi um bom negócio.
E se a gente disser que os sistemas da Eattae te transformam em uma cooperativa individual?
Bem, não existe cooperativa individual, mas a Eattae é uma empresa completa com sistemas de baixo custo mensal e que resolve inúmeros problemas e transformam o produtor com estrutura enxuta em uma máquina de produzir.
Ficou interessado em saber mais sobre como nossas soluções e as cooperativas agrícolas têm muito em comum? Basta ler este artigo até o fim!
Qual a principal vantagem de uma cooperativa agrícola?
Existe uma série de vantagens em ser um cooperado. Veja as principais delas a seguir.
Venda da produção
O cooperado vende sua produção para a cooperativa, que por sua vez trata de conseguir os compradores. A cooperativa consegue boa negociação no volume.
Os sistemas da Eattae garantem ítens importantes que te valorizam junto aos compradores: a rastreabilidade completa, a gestão financeira, de insumos, os laudos de qualidade, eles mesmos com acesso a todo histórico produtivo e que o coloque muito próximo do produtor mesmo que a distância. Com o acesso ao caderno de campo, o comprador pode controlar a uniformidade dos lotes que comprar e ter sua carteira de fornecedores centralizada em uma mesma plataforma.
Compra cooperada de insumos
As cooperativas podem comprar insumos em quantidade e conseguir melhores negociações. O Caderno de Campo permite o controle do uso de insumos, garantindo o uso racional, evitando o desperdício e aumentando a rentabilidade. É um grande aliado dos cooperados.
Assessoria contínua
As cooperativas possuem especialistas à disposição dos cooperados. As soluções Eattae foram desenvolvidas por especialistas e por agricultores, isso garante a melhor qualidade em softwares, facilidade de uso, módulos úteis no dia a dia prontos para auxiliar a máxima produtividade, aceitação e visibilidade para os produtores.
Direitos trabalhistas
As cooperativas auxiliam os produtores nas questões trabalhistas.
Nossos softwares trabalham pelo agricultor e jamais vão causar problemas trabalhistas, são simples e fáceis de usar, não exigindo funcionários especializados para a operação
Se afiliar a cooperativas agrícolas
Para se afiliar a uma cooperativa é bom que se leia atentamente o estatuto e se se informe sobre os termos e condições, converse com outros cooperados, entendam o funcionamento.
É importante saber quais são os encargos dos cooperados em caso de prejuízo, afinal os ganhos e custos são obrigações dos cooperados.
O Caderno de Campo da Eattae você assina os módulos que quer usar e tem controle sobre os custos de tudo.
Montar cooperativas é mais difícil que assinar um Caderno de Campo
No Caderno de Campo da Eattae existe a Aplicação do Comprador que é gratuita para eles e que lhes dá o acesso aos produtores que usam a solução, como se fosse uma cooperativa. No entanto, se você quiser mesmo montar uma cooperativa, vai ter que cumprir uns passos.
Inclusive a Aplicação do Comprador é de extrema utilidade para as cooperativas que podem adotar o sistema com seus cooperados e ter os acessos de rastreabilidade à disposição e documentados.
Formar a turma de cooperados
Junte produtores que você conhece e capriche no time inicial, é preciso um grupo de pessoas que inicialmente vai arcar com custos e se debruçar sobre como será a atuação de cada um e da cooperativa em si.
Estudar a legislação
As cooperativas estão ativas no Brasil desde os anos 1970. Há leis específicas que regem essas agremiações. No site do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) há uma página com as leis que se referem às cooperativas.
Elaborar o estatuto
O estatuto são as regras que ditam como a cooperativa irá funcionar. Ele precisa ser elaborado por profissionais como agrônomos e advogados e levantar pontos como: como serão as contribuições de cada cooperado, as cotas, a diretoria, atas, organograma etc. Depois, tem que ser aprovado em assembleia, como se fosse um condomínio.
Os objetivos da cooperativa
A lista de prioridades de uma cooperativa vai de encontro às necessidades dos cooperados, que também podem variar com o porte e nível profissional de cada agricultor. Uns querem melhores vendas, outros querem desenvolver melhor sua produção.
A plataforma Eattae também atende as mais diversas necessidades, de acordo com cada assinante. Em uma cooperativa, além da rastreabilidade, pode ser a plataforma adotada na geração de laudos de qualidade.
Uma empresa de consultoria pode ajudar muito
A CompartVeg é uma empresa parceira da Eattae e pode ser muito útil na formação da cooperativa. Além das informações técnicas, os especialistas também têm enorme experiência com atividades diversas no setor.
Como uma empresa, cooperativas precisam crescer
Depois que a cooperativa já estiver em pleno funcionamento, o trabalho continua! Após a primeira fase, é hora de buscar mais cooperados e trabalhar para o crescimento da associação. Assim, vocês conseguirão resultados ainda melhores e mais ganhos para todos.
Cooperativas agrícolas no Brasil
As cooperativas são organismos muito relevantes no cenário agrícola. Segundo o Ministério da Agricultura, o movimento das cooperativas responde por 50% do PIB do país, ou seja, muito mais eficientes do que se imagina.
Cerca de um milhão de pessoas em quase 1.600 cooperativas agrícolas. O volume de cooperados é estimado em 180.000 produtores.
O controle dos dados, acesso a novos mercados, integração entre produtores passa diretamente por ferramentas que ajudam no controle e uniformidade produtiva. Imagine 50 produtores que compartilham os mesmos processos produtivos que constam em seus cadernos de campo digitais e obtêm uniformidade dos lotes e máxima capacidade produtiva?
Isso a Eattae pode oferecer.
Ferramentas que uma cooperativa pode oferecer
Muitas das ferramentas de tecnologia que poderiam ajudar o produtor são caras e de difícil domínio técnico. As cooperativas
A Eattae pode somar e muito junto às cooperativas. As ferramentas integradas trazem uma suíte completa de soluções ao produtor que nutrem a cadeia produtiva com boas práticas. São elas:
- Caderno de campo digital
- Emissão de etiqueta
- Me apresenta – sites simples de configurar que colocam o produtor na internet
- Laudo de Qualidade para garantir a origem e uniformidade dos lotes
- Gestão de estoques e insumos
- Aplicação do produtor, onde os produtores têm acesso ao histórico e rastreabilidade dos alimentos
As cooperativas podem solucionar diversas dores dos agricultores com uma única solução integrada que pode ser contratada em módulos. Conta ainda com um time de especialistas prontos para turbinar a cadeia de serviços.