Todos os registros no campo são importantíssimos para o produtor rural, mas quais informações fazem sentido para a maioria dos compradores? Temos aí 3 principais riscos que envolvem a compra de produtos agrícolas que precisam ser explicitados e entendidos pela cadeia como um todos:
Riscos da não qualidade. Quanto impacta no negócio do comprador termos produtos sem qualidade, que não atendem os requisitos do mercado?
Uma das ações mais importantes para os produtos agrícolas, por parte de quem produz é, mostrar de forma transparente para quem compra como está o produto, ou seja, explicitar quais são os parâmetros de qualidade de cada lote. Atualmente os requisitos são muito variáveis, seja tamanho, brix, ponto de maturação, entre outros bem específicos de cada categoria.
Por outro lado, para quem compra, receber formalmente a condição de qualidade do produto é fundamental, já que muitas vezes o comprador gasta horas de profissionais caros para realizar laudos no recebimento.
Imagine um mundo onde todos os produtos chegam com laudo de qualidade até antes do recebimento efetivo e que quem recebe apenas valida as informações? Agilidade e transparência fundamentais para os elos da cadeia agrícola e principalmente energia que sobra para ser investida em estratégias por exemplo para melhorar as condições de fornecimento.
Riscos relacionados à segurança de alimentos: Qual é o impacto de receber e comercializar alimentos com defensivos agrícolas não permitidos ou acima do limite permitido pela legislação e não ter como gerenciar essa questão?
Neste caso, o grande alicerce para o comprador está em gerenciar o fornecimento e manter todas as informações pertinentes, para oferecer produtos seguros ao cliente e ter a possibilidade de se defender perante a ANVISA e eventuais processos judiciais.
Mas sobretudo, poder utilizar os controles realizados sobre seus fornecedores e a certeza de um produto seguro como um grande pilar comercial do seu negócio, já que atualmente os consumidores buscam por esses elementos.
Riscos Jurídicos: A legislação vigente pede que os compradores mantenham registros das atividades de campo dos produtos adquiridos.
Como manter os dados de campo de cada lote comprado? Fazer isso manualmente é muito caro e, dependendo do volume de compra, quase impossível. A integração da informação, inserida pelo produtor no caderno de campo, que pode ser rastreada pelo comprador a qualquer tempo. Mas a principal questão é que o comprador é responsável pelo produto que ele compra e revende em sentido amplo, em caso de qualquer problema, se as informações sobre o produto não estão disponíveis, como se defender?
Se você compra produtos agrícolas e precisa mitigar os riscos levantados não perca tempo, fale com a Eattae e venda aos seus clientes são só produtos, mas qualidade, segurança de alimentos, segurança jurídica e história incríveis do campo.