O Brasil é o país que mais consome café. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 2021 a média de consumo do brasileiro foi de 4,84 kg por pessoa, o que equivale a mais de 800 xícaras. Já o consumo interno de café no país foi de 21,5 milhões de sacas esse volume representa 45,3% da safra daquele ano.
A cultura do café conta muitas histórias, contadas por mais de 300 mil produtores, sendo quase 80% da agricultura familiar. São histórias que muitas vezes ficam só no campo. Nós acreditamos que poder contar as várias histórias dos produtores aos consumidores é uma grande oportunidade. Hoje, um público cada vez mais exigente quer conhecer a origem do que consome e o binômio preço e qualidade ganha outras vertentes.
A cultura do café está cada vez mais focada nos cafés especiais, Mais de 15% do café exportado atualmente pelo Brasil está enquadrado nesse grupo. Quando falamos de cafés especiais, estamos tratando de um público diferenciado, que vai escolher pela pontuação e também pela responsabilidade social e ambiental, pelo comércio justo, o que, em suma, remete a uma só palavra, a ORIGEM. Contar a história de cada lote de café, todos os atributos socioambientais, atributos de qualidade, manejo agrícola e muito mais é o que a EATTAE pode fazer pelo negócio que gera um dos produtos mais amados do Brasil.
Agora imagina quando você prepara aquele café e olha lá na embalagem que ele foi produzido pela Dona Maria, e que a Dona Maria tem 3 filhos que se formaram graças ao seu trabalho no cafezal. E mais ainda, consegue ver as fotos da plantação e da estrutura do sítio de 20 hectares da família.
Produção do Café no campo
Nem todos conhecem o processo pelo qual o produto passa, desde a produção do café no campo, a secagem, a torra, a embalagem em sacas e depois a moagem e embalagem em pacotes. A maioria dos cafés passa por esses processos até ser distribuído ao varejo e vir para os lares dos consumidores, cafeterias, restaurantes e todos os lugares que oferecem essa bebida incrível. O café também se destina às indústrias produtoras de cápsulas e de produtos elaborados com esse ingrediente.
Quando as sacas de café estão devidamente avaliadas, a relação comercial entre compradores (muitos no exterior) e vendedores toma forma. Nesse caso o trânsito de documentos para decisão de compra é muito grande e, na maioria das vezes, laudos, documentos de produção e rastreabilidade, certificados, fotografias, são enviados de forma manual.
Neste contexto entra a EATTAE. Que consegue em apenas um click, auxiliar que toda a documentação pertinente ao lote seja enviada do vendedor para o comprador, e melhor ainda, limitar o tempo de acesso do comprador às informações. Não deixe de falar com os nossos consultores EATTAE e conheça a melhor forma de comercializar seu café e contar as histórias do campo!
.