O caderno de campo em forma de sistema é uma transformação digital que já chegou até os pequenos produtores e fazem parte da rotina diária, assim como as redes sociais e o Whatsapp.
O mundo está cada vez mais digital e tudo veio para facilitar a vida de todos. A informação chega vez mais rápido e os algoritmos executam tarefas que nem precisamos pensar.
Neste contexto, por que deixar o produtor rural de fora? Não transformar o dia a dia de cada roça em dados para apoiar a solução de problemas futuros e as melhorias nas condições de produção é no mínimo uma ingenuidade. Além disso, não incluir os agricultores, mesmo que pequenos, nesse novo mundo é sepultar de uma vez a sua capacidade de competir no mercado consumidor e fadar seus descendentes a buscarem novas opções longe do campo.
5 pontos vantagens principais para o uso de um sistema em detrimento do uso de registros manuais para caderno de campo e rastreabilidade.
- Acesso à informação: a informação pode ser resgatada e trabalhada em poucos cliques. Muito diferente de buscar dados em planilhas ou anotações manuais
- Dados guardados na nuvem: os dados são guardados de forma profissional, em servidores seguros, sob responsabilidade da empresa de sistema, tirando das costas do produtor esta preocupação
- Auxílio na tomada de decisões: Os dados armazenados auxiliam na gestão do negócio, presente e futura, tanto economicamente como tecnicamente.
- QR Code: O produtor emite a etiqueta do seu produto e essa informação é tudo o que o comprador precisa ter acesso. Sem necessidade de conhecer a fundo base produtiva. Um sistema permite que o produtor seja conhecido e reconhecido.
- Mais competitivo: O produtor que utiliza sistema está mais perto de adotar outras tecnologias e se sobressair no mercado de forma competitiva
Mas todas essas vantagens têm que vir acompanhadas de um sistema que não envolva custos proibitivos, que seja fácil de usar a ponto de não demandar contratação de profissionais para sua operação e que ofereça interface amigável e próxima da realidade no campo. Na verdade, o sistema deve ser um guia no dia a dia do produtor e não uma tarefa a mais.