O caderno de campo é uma ferramenta indispensável para todo produtor. Obrigatório desde 2018, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o caderno ajuda a rastrear e acompanhar produtos agrícolas durante toda a cadeia de abastecimento.
Mas, como iniciar um caderno de campo? É preciso atenção e constância, pois o preenchimento de informações é contínuo. Dessa maneira, o produtor valida o seu trabalho rural, diminui custos e melhora a gestão de toda a propriedade.
O que é caderno de campo?
O caderno de campo é utilizado para registrar a rotina de cultivo e de colheita dos alimentos. Nele, devem estar descritos o plantio, tratamentos fitossanitários, além da identificação dos compradores.
Ainda é possível incluir observações durante os processos. Assim, fica mais fácil identificar falhas e saber como evitá-las.
Usar o caderno de campo durante o cultivo agrícola traz inúmeros benefícios ao produtor:
- Melhora das técnicas de plantio e produção;
- Diminuição de desperdícios;
- Minimização dos impactos ambientais;
- Aumento na lucratividade.
Além disso, o consumidor final também pode visualizar a procedência do alimento e a história de quem o produziu.
Como começar um caderno de campo?
O ideal é que o caderno acompanhe o produtor durante todas as atividades. Ou, se preferir ele pode ser preenchido em seguida. De todo modo, o ideal é aproveitar enquanto todas as informações estão frescas e passá-las para o papel ou um caderno de campo digital. No caso do digital é muito prático pois hoje em dia o smartphone ajuda muito.
Ao preencher, é interessante incluir as informações abaixo. Obviamente algumas informações são opcionais mas, quanto mais completo for, melhor para os resultados :
- Informações sobre responsáveis pela produção rural e acompanhamento técnico;
- Localização da propriedade em coordenadas geográficas e o número de registro no CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural);
- Croqui da propriedade, com áreas de cultivo, pontos de referência da localização, construções e estruturas relevantes;
- Defensivos agrícolas utilizados e a data de aplicação, dosagem, como foi aplicado, período de carência e responsável pelo serviço;
- Dados do comprador de cada lote;
- Notas de aquisição de insumos e receituário agronômico, laudos de análises de solo, de água, de subprodutos e materiais aplicados como fertilizantes.
Apesar de considerado um processo minucioso, o caderno de campo é indispensável para todo produtor.
O bom é que a Eattae possui um caderno de campo digital pronto para que os produtores possa somente preencher essas informações cruciais para sua segurança! Nele é possível visualizar dados desde a produção do plantio, separado pelas áreas da sua propriedade, até o envio.
Com o caderno de campo digital da Eattae fica mais fácil tomar decisões precisas e sustentáveis, gerar e monitorar dados, manter custos sob controle e ter mais transparência na hora de precificar os seus produtos agrícolas.