rastreabilidade-de-alimentos

O papel da rastreabilidade de alimentos na agroindústria

A agroindústria é um dos principais pilares econômicos do país, e seus produtos passam por diversas questões para serem considerados como seguros e confiáveis em seus processos. Entre essas questões, destacamos a rastreabilidade de alimentos, obrigatória após a criação a INC 02/2018 .

Hoje em dia, os consumidores passaram a exigir muito mais nos quando o assunto é qualidade e segurança de alimentos, por uma questão de saúde, que está cada vez mais presente. Para os consumidores o binômio preço e qualidade não são mais o que define a decisão de compra, são apenas obrigação da indústria, eles querem saber quem está por traz do alimento, trabalhadores e meio ambiente, ou seja, em que condições o alimento foi produzido. A rastreabilidade é fundamental para que o produto possa contar uma história de respeito ao meio ambiente e das relações de trabalho, bem como traga mais informações. Hoje não comemos só para alimentar os nossos processos fisiológicos, comemos cultura, história e muito mais.

Sabendo disso, no artigo de hoje vamos tratar sobre o que é a rastreabilidade de alimentos e quais os benefícios que pode trazer para o seu negócio.

O que é rastreabilidade de alimentos?

O termo já é bastante sugestivo, e a rastreabilidade é um dos controles de qualidade envolvidos na fabricação dos alimentos. Ela garante a origem de todos os ingredientes de um produtos e também do material de embalagem. È necessário saber se o material de embalagem em contato com o alimento pode trazer alguma substância nociva bem como é importante para a qualidade e a segurança de alimentos ter claro todo o padrão de cada ingrediente que será adicionado no processo.

Isso pode ser um desafio muito grande para a agroindústria quando tratamos de garantir os ingredientes que são frutos da produção agrícola e animal. Existem diversas legislações de acordo com a categoria do produto, porém todas são unânimes em discorrer sobre a necessidade de implantação de rastreabilidade nos processos industriais de fabricação de alimentos. Assim existem legislações específicas para bebidas, doces, sorvetes, pães, carnes, pescado, laticínios, etc.

Importância de aplicar a rastreabilidade de alimentos

Não tem como falar de rastreabilidade sem falar da segurança que gera toda a cadeia de alimentos, quem produz, quem compra, quem vende, quem industrializa, quem embala e quem consome.

Para que se tenha um alimento seguro e de qualidade é importante iniciar na base da cadeia, ou seja, no campo. Todas as atividades devem ser registradas, tanto na agricultura como na criação animal, e esses dados devem estar disponíveis através do lote do produto que saiu do campo.

A rastreabilidade é fundamental para entendermos os problemas que podem ter ocorrido, ou seja, onde e por que ocorreram. Isso ser fundamental para nortear ações corretivas e garantir eu os desvios não se repitam. Assim a rastreabilidade é serve como forma de melhoria nos processos, otimização do fluxo ou até mesmo de melhoria contínua. Além disso, a rastreabilidade é um pilar importante para que a indústria possa obter certificações internacionais ou ainda consiga ser aprovada em auditoria dos grandes clientes.

Para quem compra os produtos para embalar ou industrializar, ou seja, colocar a sua marca, as informações que vem de campo são de suma importância. Como exemplo temos a produção de suco de laranja para exportação o qual já foi analisado no mercado americano e encontrada substância proibida aplicada na laranja no campo. As perdas mensuráveis nesse caso são muitas, agora a perda de credibilidade da marca e outras perdas não mensuráveis são ainda maiores. Esse é só um exemplo da importância da rastreabilidade e controle dos registros no campo para quem compra produtos agrícolas para industrializar.

Quais os resultados da aplicação de rastreabilidade?

Assim como a importância, os resultados da rastreabilidade correta e total também podem ser vividos por toda a cadeia produtiva. O principal resultado é a confiança na marca.

Muitos produtos já estão chegando ao mercado com códigos QR que permitem ao cliente conhecer a história de cada produtor que está por traz do produto, pode conhecer a origem de cada ingrediente. Isso só é possível através de soluções tecnológicas.

A rastreabilidade é um caso de saúde pública, isso por conseguir ser a base para garantir que um produto possa ser retirado do mercado, através do processo de recall, quando apresentar problemas que afetem a saúde do consumidor.

Para que tudo isso seja possível é importante ter um bom sistema informatizado, receber todos os produtos oriundos do campo com laudo de qualidade, receber cada lote de produto com a indicação de todos os insumos que foram utilizados, principalmente os defensivos agrícolas ou agrotóxicos. Um alimento seguro, que conte uma história de preservação ambiental e que traga o sustento para muitas famílias no campo é o que nós queremos para alimentar o mundo.

× Como posso te ajudar?